MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
GEMATEC
CEFET-MG

Artigos & Trabalhos

Última modificação: Quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Nesta seção, você encontra referências completas de diversos artigos publicados em periódicos da área da Educação e trabalhos publicados em anais de eventos, produzidos no campo das Analogias, Metáforas ou Modelos, todos elaborados por pesquisadores vinculados ao GEMATEC/AMTEC.

Artigos publicados em periódicos

2024

BARBOSA, W. V.; FERRY, A. da S.; SANTOS, T. R. dos. As contribuições do uso de uma ferramenta digital no processo de mapeamento estrutural de analogiasETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 26, n. 00, p. e024009, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8670024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670024. Acesso em: 22 fev. 2024.

FERRY, A. S.; ASSIS, L. P. Análisis Estructural de una Analogía para la Enseñanza de la Estequiometría Química: posibilidades y limitaciones. REVISTA EUREKA SOBRE ENSEÑANZA Y DIVULGACIÓN DE LAS CIENCIAS. p. 1202-1-1202-17, 2024.

2023

FERRY, A. S.; FIUZA, V. S. O papel da construção de modelos na aprendizagem experiencial: um estudo com estudantes de educação profissional e tecnológica. ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, v. 8, p. 1-21, 2023.

MARCELOS, M. F.; NAGEM, Ronaldo Luiz ; ANDRADE, A. R. Comparative Structure Of Similarities And Differences Between Tree And Cognitive Model Of Cognitive Behavioral Theory. ESTUDOS DE PSICOLOGIA, v. 40, p. 1/e220010-15, 2023.

2022

FERRY, A. S.; SCHMIDT, N. S. ; ASSIS, L. P. Modelagem analógica para o ensino de estequiometria química a estudantes com deficiência visual: o recurso didático do sanduíche estequiométrico. BENJAMIN CONSTANT (ONLINE), v. 28, p. 1-23, 2022.

2021

PEREIRA, A. A. C. ; FERRY, A. S. Aspectos da linguagem científica e da linguagem cotidiana em produções textuais de estudantes de química: as vozes verbais e as metáforas gramaticais. Scientia Naturalis, v. 3, p. 586-597, 2021.

2018

ALVIM, T. R.; FERRY, A. S. Avaliação de habilidade técnica em laboratório de Química usando modelamento Rasch. Latin American Journal of Science Education. v. 05, n. 01, mai. 2018. Disponível em: http://www.lajse.org/may18/2018_12018.pdf. Acesso em: 09 set. 2019.

ALMEIDA, D. J. E.; ALMEIDA, R. B. S.; FERRY, A. L. MAES-3DMF: mapeamento estrutural de um Modelo Analógico do Espaço Sideral 3D em Meio Fluido para o ensino de Ciências. Latin American Journal of Science Education. v. 05, n. 02, nov. 2018. Disponível em: http://www.lajse.org/nov18/2018_22004.pdf. Acesso em: 09 set. 2019.

FERRY, A. S.; VIEIRA, M. L. A.; NAGEM, R. L. Análise Estrutural de uma Contra-analogia construída em uma sala de aula de Química. Latin American Journal of Science Education. v. 05, n. 02, nov. 2018. Disponível em: http://www.lajse.org/nov18/2018_22002.pdf. Acesso em 09 set. 2019.

BARBOSA, W. V.; FERRY, A. S. Concepção de um software para mapeamento estrutural de analogias empregadas no ensino de ciências. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico – EDUCITEC, Manaus, v. 04, n. 08, p. 224-243, nov. 2018. (Edição especial). Disponível em: http://200.129.168.14:9000/educitec/index.php/teste/article/view/580. Acesso em 26 mar. 2019

MAGGI, Andrea C.; RAMOS, Ivo J.  Uma análise sobre a relação entre os critérios de textualidade e a elaboração de analogias no processo de ensino aprendizagem. REVES – Revista Relações Sociais, v. 01, n. 04, p. 661-672, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/ojs/reves/article/view/3207/2103. Acesso em 28 mar. 2019.

2017

FERRY, Alexandre da Silva; PAULA, Helder de Figueirêdo e. Mapeamento estrutural de analogias enunciadas em uma aula sobre cinética química. Ciênc. educ. (Bauru),  Bauru ,  v. 23, n. 1, p. 29-50,  Mar.  2017 .   Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000100029&lng=en&nrm=iso. Access on  26  mar.  2019.  http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320170010003.

GOMES, F. C. O. ; RABELLO, A. A. ; VIEIRA, M. L. A. ; FERRY, A. S. NAGEM, R. L. Análise de uma atividade didática de Ciências mediada por uma analogia entre uma célula eucarionte e o funcionamento de um laboratório de Química. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 12, p. 219-230, 2017. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID413/v12_n6_a2017.pdf. Acesso em 29 mar. 2019.

FERRY, A. S.; VIEIRA, M. L. A. ; VIDIGAL, M. C. S. Análise de Itens de uma Avaliação em Larga Escala baseados em Modelos Didáticos. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 5151-5156, 2017. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/41._analise_de_itens_de.pdf. Acesso em 29 mar. 2019.

FERRY, A. S.; RIBEIRO, L. E. L. ; MOREIRA, J. M. Análise de Itens de uma Avaliação Educacional em Larga Escala baseados em Linguagem Simbólica. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 5205-5210, 2017. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/57_-_Analise_de_Itens_de_Quimica_de_uma_avaliacao_educacional_e.pdf. Acesso em 29 mar. 2019.

2015

FERRY, A. S.; NAGEM, Ronaldo Luiz . Modelo de compreensão do raciocínio analógico por duas vias: uma contribuição para o ensino e a aprendizagem em ciências com recursos às analogias. Latin American Journal of Science Education, v. 1, p. 1-22, 2015. Disponível em: http://www.lajse.org/may15/12062_Ferry.pdf. Acesso em 29 mar. 2019.

2013

FERRY, A. S.; MARCELOS, M. F. Concepções de estudantes acerca de analogias elaboradas para o ensino de teorias atômicas: o modelo de Thomson e o pudim de ameixas. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 1269-1275, 2013. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/132090176.pdf. Acesso em 29 mar. 2019.

MARCELOS, M. F.; FERRY, A. S. A Metodologia de Ensino com Analogias (MECA) aplicada ao ensino de evolução: a árvore da vida de Charles Darwin. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 2114-2119, 2013. Disponível em: file:///C:/Users/alexa_000.PUMA/Downloads/307745-433738-1-SM.pdf. Acesso em 29 mar. 2019.

Trabalhos publicados em anais de eventos

2023

RICARDO, D. M. ; FERRY, A. S. Comparações potencialmente analógicas para o ensino dos conceitos básicos em Eletrodinâmica presentes nos livros de Física do PNLD 2018 e 2022. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2023, Caldas Novas. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2023. p. 1-12.

2021

FIUZA, V. S.; FERRY, A. S. A modelagem e a aprendizagem experiencial no ensino profissional técnico de nível médio. In: Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências em Redes, 2021, Online. Campina Grande: Editora Realize, 2021. p. 1-11.

ASSIS, L. P.; FERRY, A. S. Análise estrutural de um modelo para o ensino dos acertos de coeficientes estequiométricos de equação química. In: Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências em Redes, 2021, Online. Campina Grande: Editora Realize, 2021. p. 1-8.

SOUZA, K. A. A.; FERRY, A. S.; ALVIM, T. R. Avaliação da aprendizagem de habilidades laboratoriais por meio do modelo dicotômico de Rasch. In: Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências em Redes, 2021, Online. Campina Grande: Editora Realize, 2021. p. 1-8.

PEREIRA, A. A. C.; FERRY, A. S. Linguagem científica e linguagem cotidiana: vozes verbais, metáforas gramaticais e verbos impessoais em produções textuais de estudantes de química. In: Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências em Redes, 2021, Online. Campina Grande: Editora Realize, 2021. p. 1-9.

2020

SOUZA, K. A. A.; FERRY, A. S.; ALVIM, T. R. Avaliação do desenvolvimento de habilidades técnicas laboratoriais de estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Química. In: Anais do XX Encontro Nacional de Ensino de Química, 2020, Recife.

PEREIRA, A. A. C.; FERRY, A. S. Aspectos da Linguagem Científica e da Linguagem Cotidiana em produções textuais de estudantes de Química: as vozes verbais e as metáforas gramaticais. In: Anais do XX Encontro Nacional de Ensino de Química, 2020, Recife.

ASSIS, L. P.; FERRY, A. S. Análise estrutural, semântica e pragmática de uma analogia para o acerto de coeficientes estequiométricos em equações químicas. In: Anais do XX Encontro Nacional de Ensino de Química, 2020, Recife.

2019

FERRY, A. S.; ASSIS, L. P. Comparações no contexto da estequiometria em livros didáticos de Química. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências, 2019, Natal. Atas do XII ENPEC, 2019. p. 1-11.

2018

MASCARENHAS, T.; NAGEM, R. L.; ARAÚJO, S. P. Proposta para uso da analogia do corpo humano com o edifício no ensino de projeto arquitetônico. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, 10., 2018, Porto Alegre, RS, Anais […]. Porto Alegre: PUC-RS, 2018, Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/cidu/assets/edicoes/2018/arquivos/297.pdf Acesso em 26 mar. 2019.

2017

GOUVEIA, C.; ORTEGA, L. S.; NAGEM, R. L.; FERRY, A. S. ‘Letras’, ‘palavras’, ‘parágrafos’ e ‘textos’: como estes termos são comparados a genes em livros didáticos de Biologia?. In: XI ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis, SC. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências, 2017.

MURTA, G. S.; GOMES, F. C. O.; NAGEM, R. L.; FERRY, A. S. Análise Estrutural de Analogias e outras comparações em Livros Didáticos de Biologia. In: XI ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis, SC. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências, 2017.

2015

FERRY, A. S.; PAULA, H. F. Mapeamento estrutural de analogias e outras comparações em uma sala de aula de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 10., 2015, Águas de Lindóia, SP, Anais […]. Águas de Lindóia: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Disponível em http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/lista_area_01.htm Acesso em 28 mar. 2019

ALMEIDA, R. ; NAGEM, Ronaldo Luiz ; ALMEIDA, D. J. E.; FERRY, A. S. Recursos digitais em espaços não formais de educação: interações mediadas por analogias e metáforas. In: SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 6. | COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO COM TECNOLOGIAS, 2., 2015, p. 1-20, Recife, PE, Anais […]. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2015, Disponível em http://www.nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2015/RD%20em%20espa%C3%A7os%20n%C3%A3o-formais.pdf. Acesso em 28 mar. 2019.