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CEFET-MG

Projetos em andamento

Última modificação: Quarta-feira, 3 de abril de 2019
  • MAT & GAT: uma proposta de avaliação com analogias
    • Coordenador: Prof. Dr. Ronaldo Nagem
    • Data de início: 01 de março de 2018
    • Descrição: O projeto tem por objetivo verificar as possibilidades de se utilizar de analogias em processo de avaliação. A questão norteadora do projeto é a de verificar como um sistema de teste, adaptado do Milller Analogy Test – MAT, permite avaliar processos de raciocínio analógico, compreensão verbal e/ou inteligência analítica. Para tal opta-se pela pesquisa de caráter documental, descritiva, qualitativa, visando três etapas metodológicas: a primeira de levantamento bibliográfico nos campos histórico, processual e aplicativo do MAT; a segunda de adaptação, construção e aplicação do teste Gematc Analogy Test – GAT. O GAT será elaborado partir de material publicado para treinamento de candidatos ao teste do MAT e a parte empírica aplicada em dois grupos declarados de consentimentos livre e esclarecido. A terceira etapa de análise e discussão dos resultados obtidos será avaliada pelos pesquisadores do grupo de pesquisa e submetido à apreciação de especialistas em psicologia cognitiva. Espera-se, a partir dos resultados iniciais, propor novos estudos no sentido de consolidar o GAT capaz de fazer uma aproximação com o teste inspirador do projeto em tela.
    • Integrantes: Ronaldo Nagem (coordenador), Alexandre Ferry, Anderson Rabello, Ivo Ramos, Josie Barcelos, Leila Saddi Ortega, Maria de Fátima Marcelos.

 

  • Desenvolvimento de metodologia de análise de modelos didáticos convencionais e modelos didáticos analógicos construídos para o ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

    • Coordenador: Prof. Dr. Alexandre Ferry
    • Data de início: 02 de abril de 2018
    • Descrição: Este projeto está sendo desenvolvido em torno da seguinte questão de pesquisa: como podemos caracterizar os modelos didáticos de Ciências em termos de suas abrangências, restrições estruturais e limitações, a fim de aprimorá-los e torná-los contextualmente adequados para o ensino de Ciências? No contexto da formulação dessa questão concebemos os modelos didáticos como representações parciais modificáveis de entidades de interesse científico elaborados por professores e/ou autores de livros didáticos, com a finalidade de permitir a compreensão de alguns aspectos dessas entidades. Temos o interesse em compreender as particularidades dos processos de criação de modelos didáticos a partir de analogias, entendendo que a modelagem analógica pode ter implicações diferentes dos processos de modelagem convencional para a aprendizagem em Ciências.
    • Integrantes: Alexandre Ferry (coordenador), Helton Luiz Dias Ferreira, Luciana Paula de Assis, Núbia Silva Schmidt, Wilbert Viana Barbosa.

 

  • Reconstrução de modelos por analogias: REMODA II
    • Coordenador: Prof. Dr. Ronaldo Nagem
    • Data de início: 01 de janeiro de 2013
    • Descrição: Uma das grandes dificuldades encontradas entre professores e alunos de ciência é a capacidade de utilizar, de modo sistematizado e adequado, as analogias como processos de construção de modelos e de modelos conceituais a serem apropriados pelos estudantes. O presente projeto tem por objetivo reconstruir modelos utilizados no ensino de ciências por meio de analogias. Trabalhos desenvolvidos, por professores/pesquisadores nas últimas décadas, apresentam um pluralismo metodológico no ensino de Ciências. Entre os diferentes procedimentos ou abordagens, em sala de aula, podemos destacar: a construção do conhecimento em situações de contradição e controvérsia; a busca de caminhos do construtivismo e da mudança conceitual; um ensino como provocação de mudança conceitual e sua relação com uma aprendizagem significativa; a preocupação com o uso inadequado de modelos e analogias no processo de ensino e de aprendizagem. Cabe ressaltar, ainda, que o ensino de Ciências tem passado por determinadas modificações tanto em sala de aula quanto na formação de professores. As características de transmissão e memorização, identificadas no fazer pedagógico, são substituídas, pelo menos em sala de aula, por uma abordagem construtivista e de mudança do perfil conceitual. O projeto tem por objetivo contribuir para a formação do professor/pesquisador de ciências por meio de atividades que desenvolva o pensamento analógico e promova o enriquecimento cognitivo dos participantes em relação ao uso de modelos de ensino e analogias, em sala de aula, além de oferecer caminhos alternativos de estudo, pesquisa e re- elaboração de modelos na área do Ensino de Ciências e Matemática.
    • Integrantes: Ronaldo Nagem (coordenador), Maria de Fátima Marcelos, Siane Paula de Araújo.

 

  • ABCDados
    • Coordenador: Prof. Dr. Ivo Ramos
    • Data de início: 10 de janeiro de 2017
    • Descrição: ABCDados constitui-se em um software interativo para referencia bibliograficas em analogias e metaforas. Sua concepcao inicial permite uma expansao para um software mais amplo no sentido de se obter um banco de dados para referencias bibliograficas.
    • Integrantes: Ivo de Jesus Ramos (coordenador)

 

  • Analogias, Metáforas e Modelos em sala de aula no processo de formação e atuação de pesquisadores em Educação Tecnológica e no Ensino de Ciências
    • Coordenador: Prof. Dr. Ronaldo Nagem
    • Data de início: 02 de abril de 2018
    • Descrição: Este trabalho é uma proposta de pesquisa que busca verificar os possíveis impactos de duas disciplinas: Analogias, Metáforas e Modelos na Tecnologia, na Educação e na Ciência e Reconstrução de Modelos por Analogias no processo de formação e atuação de pesquisadores no Curso de Mestrado. A pergunta de investigação que norteia este estudo, portanto, é como os conteúdos abordados nas disciplinas e a prática pedagógica aplicada podem contribuir com o processo de formação e atuação no âmbito da pós-graduação enquanto pesquisadores no campo da Educação, Tecnologia, Ciências e Artes. Para isso, opta-se pela pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, documental e descritiva, visando duas etapas metodológicas. A primeira de levantamento bibliográfico relativo aos trabalhos acadêmicos relacionados com as disciplinas desde sua primeira oferta. A segunda se dá pela análise do processo de ensino e de aprendizagem das disciplinas em curso no semestre. Nesse processo, os instrumentos de coleta de dados utilizados serão: aplicação de questionário e grupo focal com os alunos das disciplinas. Para análise dos dados serão utilizadas como principais teorizações os constructos sobre a Metáfora Conceptual, a Metodologia de Ensino com Analogias, Modelo de Estrutura Comparativa de Semelhanças e Diferenças entre Alvo e Veículo e pelo Mapeamento Estrutural de Analogias.
    • Integrantes: Ronaldo Nagem (coordenador), Leila Ortega, Magda Menezes, Maria Fernanda Melo, Maurício Gino, Priscila Mariano, Raísa Novaes, Siane Paula de Araújo, Taís Mascarenhas.

 

  • Análise e Desenvolvimento de Conjuntos Expositivos baseados em Modelagem em Museus de Ciência & Tecnologia
    • Coordenador: Prof. Dr. Alexandre Ferry
    • Data de início: 01 de março de 2018
    • Descrição: Esse projeto de pesquisa situa-se entre dois grandes campos de investigação: o da Educação em Ciências e o da Educação Museal. Dessa forma, pretende-se oferecer uma contribuição a tais campos no que diz respeito aos aspectos da mediação pedagógica promovida em diferentes espaços museais de ciências: museus de História Natural, museus de Ciência e Tecnologia, centros de ciências, centros de memória etc. Especificamente, pretende-se analisar características, potencialidades e limitações de conjuntos expositivos, encontrados nesses espaços museais, produzidos em torno de objetos que podem ser compreendidos como modelos (representações parciais) de entidades de interesse científico.
    • Integrantes: Alexandre Ferry (coordenador), Renato de Magalhães, Rafael Bruno da Cunha Fonseca, Rayane Fernandes.