MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
GEMATEC
CEFET-MG

Projetos de Extensão

Última modificação: Quinta-feira, 11 de abril de 2019

Exposição itinerante “Espaço Multiverso” – Planetário Líquido

Multiverso

A exposição itinerante “Espaço Multiverso” é um projeto de extensão do GEMATEC, idealizada por Délcio Almeida em decorrência da sua dissertação de mestrado produzida no Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG.

O Planetário Líquido, também chamado de Modelo Analógico do Espaço Sideral 3D em Meio Fluido (MAES-3DMF), é um modelo concreto tridimensional constituído por uma mistura heterogênea de água, álcool e óleos coloridos com pigmentos fluorescentes, dentro de um globo de vidro. A sua constituição fluida e movimentação produzem uma estrutura semelhante à do espaço sideral. O modelo, criado com o propósito de representar parcialmente aspectos e entidades do Universo, foi desenvolvido por Délcio Almeida e Alexsandro Oliveira com o objetivo de contribuir para o ensino de Ciências, especificamente o de Astronomia, além de se constituir como um recurso atraente para divulgação científica em ambientes expositivos.

O MAES-3DMF surgiu a partir da proposta de remodelagem do “Simulador de Planetário Líquido” proposto para o ensino da formação de sistemas solares objetivando a alfabetização e assimilação de conceitos científicos (Oliveira, 2010). Tal modelo, composto por água, óleo e álcool, passou pelo processo de remodelagem com o objetivo de expandi-lo para espaços não formais de educação, tais como museus e exposições científicas (Emar De Almeida, 2012).

O “Espaço Multiverso” já foi exposto em diversos eventos acadêmicos da área da Educação em Ciências e em algumas instituições museais, como o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), na cidade do Rio de Janeiro, e no Espaço do Conhecimento UFMG, em Belo Horizonte.

Referências

Emar de Almeida, D. J. (2012). Multiverso: reconstrução de modelo análogo ao espaço sideral para divulgação da ciência. 143 f. (Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET-MG, Belo Horizonte.

Oliveira, A. J. F. de (2010). Construção e aplicação de modelos analógicos no ensino de ciências: o planetário líquido. 2010. 203 f. (Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG, Belo Horizonte.