MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
GEMATEC
CEFET-MG

MAPES – Mapeamento Estrutural de Analogias

Última modificação: Sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

logo_mapes

O Sistema MAPES é uma ferramenta digital web concebida com o propósito de favorecer a leitura dos processos de análise das características estruturais de comparações a serem exploradas em contextos de ensino e/ou de pesquisa.

A idealização da ferramenta, proposta pelo mestrando Wilbert Viana Barbosa e orientada pelo Dr. Alexandre Ferry, ocorreu em 2016 durante as aulas da disciplina “Analogias e Metáforas no Ensino de Ciência e Tecnologia”, do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

O MAPES é uma ferramenta computacional que orienta procedimentos para mapeamento de comparações, que tem como referencial a Teoria do Mapeamento de Estruturas de Gentner (1983) e o sistema de notações para o Mapeamento Estrutural proposto por Ferry & Paula (2015, 2017) e Ferry (2016, 2018).

O Sistema já foi apresentado à comunidade científica em três ocasiões: (1ª) na Conferência de Inverno da Association for Teacher Education in Europe (ATEE) ocorrida na cidade de Utrecht/Holanda, em fevereiro de 2018; (2ª) na 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no CEFET-MG, em outubro de 2018; e (3ª) em um artigo publicado no periódico EDUCITEC, do Instituto Federal do Amazonas – IFAM, em novembro de 2018, apresentando resultados satisfatórios para a sua aplicação como ferramenta de análise científica e auxiliar do processo de planejamento didático.

Para acessar a página do MAPES, clique aqui.

Referências bibliográficas

BARBOSA, W. V.; FERRY, A. S. Concepção de um software para mapeamento estrutural de analogias empregadas no ensino de ciências. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico – EDUCITEC, Manaus, v. 04, n. 08, p. 224-243, nov. 2018. (Edição especial)

FERRY, A. S.; PAULA, H. F. Mapeamento estrutural de analogias e outras comparações em uma sala de aula de Química. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC), X. Águas de Lindóia, SP, 24 a 27 de novembro de 2015.

FERRY, Alexandre da Silva. Análise Estrutural e Multimodal de Analogias em uma Sala de Aula de Química. Orientador: Helder de Figueirêdo e Paula. 2016. 170 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte.

FERRY, Alexandre da Silva; PAULA, Helder de Figueirêdo e. Mapeamento estrutural de analogias enunciadas em uma aula sobre cinética química. Ciênc. educ. (Bauru),  Bauru ,  v. 23, n. 1, p. 29-50,  Mar.  2017 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000100029&lng=en&nrm=iso>. access on  26  Mar.  2019.  http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320170010003.

FERRY, Alexandre da Silva (Org.). Pesquisas sobre Analogias no contexto da Educação em Ciências à luz da Teoria do Mapeamento Estrutural (Structure-mapping theory). – São Paulo : Editora Livraria da Física, 2018. ISBN 978-85-7861-561-1

GENTNER, D. Structure-Mapping: a Theoretical Framework for Analogy. Cognitive Science, v. 7, p. 155–170, 1983.