MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
GEMATEC
CEFET-MG

Minicursos & Oficinas

Última modificação: Quinta-feira, 11 de abril de 2019

Ao longo de sua trajetória no CEFET-MG e em eventos da área da Educação, o GEMATEC tem oferecido diversas oficinas e minicursos.

Minicursos

  • Título: Mapeamento Estrutural de Analogias para o Ensino de Química (ou de Ciências)
  • Coordenador: Dr. Alexandre Ferry
  • Carga horária: 4 a 12 h
  • Público-alvo: Professores de Ciências, de modo geral, ou de Química, em demandas mais específicas
  • Resumo: Normalmente, quando os professores de Química pretendem apresentar e explicar um conceito ou modelo científico demasiadamente complexo e abstrato, eles estabelecem analogias. No entanto, na maior parte das ocasiões, essa estratégia se configura como uma prática de ensino espontânea, sem planejamento e com pouca reflexão. Alguns trabalhos de investigação nesse campo de estudos revelam que diversas comparações estabelecidas por professores de Química em salas de aula não se configuram como analogias propriamente ditas. Em alguns casos, as comparações estabelecidas se configuram simplesmente como similaridades por mera aparência. Em outros casos, as comparações estabelecidas se tornam estruturalmente inconsistentes ou pouco sistemáticas, o que reduz, pedagogicamente, as potencialidades das analogias. Neste minicurso, pretendemos apresentar e explorar uma ferramenta de análise de analogias e outros tipos de comparação, que pode ser útil para o planejamento do uso desses recursos de mediação didática no ensino de Química. O mapeamento estrutural das analogias se constitui como uma ferramenta útil tanto para análise quanto para o planejamento pretendido ao nos permitir, por meio do alinhamento dos elementos, atributos e relações constituintes dos dois domínios comparados, verificar se há alguma inconsistência na analogia, qual o seu foco e se a mesma carece ou não de sistematicidade, entre outros aspectos estruturais, semânticos e pragmáticos. Dessa forma, pretendemos contribuir tanto para a compreensão do papel e uso das analogias no contexto da Educação em Química quanto para os processos de formação de professores. Na oficina serão apresentados e discutidos: (i) os fundamentos da Teoria do Mapeamento Estrutural das analogias, nascida no campo da Psicologia Cognitiva; (ii) os diversos tipos de comparação normalmente presentes nas salas de aula de Química (comparações por mera aparência, similaridades literais, abstrações, anomalias, metáforas relacionais, metáforas baseadas em atributos e contra-analogias); (iii) além do uso e papel das analogias na Educação em Ciências.
  • Metodologia: Além de participar das discussões e refletir sobre as implicações do uso de analogias no ensino de Ciências, os participantes têm a oportunidade de experimentar a prática do mapeamento estrutural para analisar e planejar comparações estruturalmente consistentes, sistemáticas e com foco relacional, ou seja, analogias adequadas para o ensino de Química. Para tanto, os participantes podem assistir a curtos episódios de ensino mediados por analogias e outros tipos de comparação, selecionados a partir de um banco de vídeos produzido pelo professor proponente do minicurso. Ao analisar tais episódios e ao conhecer as potencialidades do mapeamento estrutural das analogias, espera-se que o minicurso se configure como uma experiência positiva na formação continuada dos participantes.
  • Locais/eventos nos quais o minicurso já foi ministrado:

FB_IMG_1532047738676

    • XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências | I Seminário Internacional de Educação em Ciências , no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Portugal, nos dias 14, 15 e 16 de setembro de 2017. [Certificado do Minicurso no XVII ENEC em Portugal]

 

Oficinas

  • Título: MAPES – Sistema de Mapeamento Estrutural de Analogias
  • Coordenador(es): Dr. Alexandre Ferry e mestrando Wilbert Viana Barbosa
  • Carga horária: 2 h
  • Público-alvo: Professores ou Pesquisadores interessados na temática
  • Objetivos: Instrumentalizar pesquisadores interessados na temática das analogias a respeito dos procedimentos metodológicos para o mapeamento estrutural de analogias e outros tipos de comparação
  • Metodologia: A oficina se desenvolve por meio do uso individual e direto do sistema MAPES para que o usuário possa conhecer as ferramentas e funcionalidades disponíveis, a fim de mapear estruturalmente diferentes tipos de comparação.
  • Eventos e locais nos quais a oficina já foi ministrada:
    • Laboratório de Informática do Prédio 20 do campus II – CEFET-MG

 

  • Título: Aprimorando buscas em Bases de Dados para Revisões Bibliográficas: pesquisas sobre práticas educativas em Ciência & Tecnologia mediadas por analogias, metáforas ou modelos
  • Coordenador: Dr. Alexandre Ferry
  • Carga horária: 4 h
  • Público-alvo: Estudantes de pós-graduação que estão desenvolvendo projetos de pesquisa
  • Objetivos:
  • Metodologia:
  • Eventos e locais nos quais a oficina já foi ministrada: