MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
GEMATEC
CEFET-MG

Teses & Dissertações

Última modificação: Quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

No âmbito das atividades do GEMATEC, até o presente momento, no Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG, já foram defendidas 56 dissertações de mestrado que abordaram algum aspecto das Analogias, das Metáforas ou dos Modelos, seja no contexto da Tecnologia, da Educação, das Ciências ou das Artes.

Além disso, a respeito desses temas, entre os membros do GEMATEC já foram defendidas 5 teses de doutorado.

Teses

ALMEIDA, Délcio Julião Emar de. Método do Mapeamento Prévio: o processo criativo do Design na concepção de estratégias para a divulgação científica. 2021. Tese (Doutorado em Design) – Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.

ARAÚJO, Siane Paula de. MOE, TAS e COM: delineamento e avaliação de objetos de aprendizagem em anatomia para o movimento. Orientador: Maurício Silva Gino.  2018. 181 f. + 1 DVD. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Belas Artes. Universidade Federal de Minas Gerais, 2018.

FERRY, Alexandre da Silva. Análise Estrutural e Multimodal de Analogias em uma Sala de Aula de Química. Orientador: Helder de Figueirêdo e Paula. 2016. 170 f. Tese (Doutorado em Educação). – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUOS-AR8GMT. Acesso em 03 abr. 2019.

FIGUEIROA, Ana Maria Senac. Os objetos nos museus de ciências: o papel dos modelos pedagógicos na aprendizagem. Orientadora: Martha Marandino. 2012. Tese (Doutorado em Educação). – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22102012-135253/pt-br.php. Acesso em 03 abr. 2019.

GINO, Maurício Silva. Uso de ferramentas de comunicação e informação no ensino e na divulgação de técnicas cirúrgicas em medicina veterinária. Orientadora: Cleuza Maria de Faria Rezende. 2009. 83 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/SSLA-7V2MR9. Acesso em: 29 mar.2019.

Dissertações

2023

FARIAS, Vivian Caroline. Bricks Braille Químico: implicações pedagógicas para o ensino de Química a estudantes com deficiência visual. Orientador: Alexandre da Silva Ferry. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023.

FERNANDES, Cezar Vieira. Análise das Políticas de Acompanhamento de Egressos de Cursos de Pós-Graduação em Educação Profissional e/ou Tecnológica no Brasil. Orientador: Alexandre da Silva Ferry. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023.

SANDER, Marcelo Braga. Divulgação Científica no YouTube: percepções de estudantes da Educação Profissional e Tecnológica sobre o uso de vídeos. Orientador: Alexandre da Silva Ferry. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023.

2022

SOUSA, Rana Rose Rico Martins Borges de. A ação docente em tempos de pandemia: o uso de ferramentas digitais em práticas de ensino fundamentadas em modelagem. Orientador: Alexandre da Silva Ferry. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.

2021

MAGALHÃES, Renato José de. Potencialidades Pedagógicas de Objetos Museais fundamentados em Modelagem e Analogia na Educação Tecnológica em Física. Orientador: Alexandre da Silva Ferry. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.

PEREIRA, Arielle Aline da Cruz. A Ocorrência da Linguagem Científica e da Linguagem Cotidiana nas Produções Textuais de Estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Química. Orientador: Alexandre da Silva Ferry. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.

FIUZA, Vinícius da Silva. Atividade de Modelagem e o Desenvolvimento de Habilidades na Educação Profissional e Tecnológica à Luz da Teoria da Aprendizagem Experiencial. Orientador: Alexandre da Silva Ferry. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.

SOUZA, Kellyne Andressa Aquino de. Construção e Validação de um Instrumento para Avaliar Habilidades Laboratoriais de Estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Química. Orientador: Alexandre da Silva Ferry. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.

MASCARENHAS, Tais Tavares. Analogia e Arquitetura: uma proposta de intervenção no processo de ensino e de aprendizagem de projeto. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.

2020

SCHMIDT, Núbia Silva. Implicações Pedagógicas do Uso de Modelos Analógicos no Ensino de Química para Estudantes Deficientes Visuais. Orientador: Alexandre da Silva Ferry. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

ASSIS, Luciana Paula de. Potencialidades e Limitações Pedagógicas no Uso de Modelos Analógicos para o Ensino de Estequiometria na Educação Tecnológica. Orientador: Alexandre da Silva Ferry. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

2019

BADARÓ, Carolina Nascimento Paschoal. Metáforas conceptuais na Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira e na lei da reforma do ensino médio: uma perspectiva ideológica. Orientador: Ivo de Jesus Ramos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

BARBOSA, Wilbert Viana. Análise da Sistematicidade de Analogias em Contextos de Ensino e de Pesquisa na Educação em Ciências. Orientador: Alexandre da Silva Ferry. 2019. 221 f. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica). Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Belo Horizonte.

FERREIRA, Helton Luiz Dias. Análise estrutural de analogias em livros didáticos de Química da década de 1990 e Contemporâneos. Orientador: Alexandre da Silva Ferry. 2019. 119f. Dissertação [Mestrado em Educação Tecnológica]. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

2018

MELO, Maria Fernanda Souza. Metáforas e conteúdos afetivos em aulas de ciências no ensino técnico e profissional. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. Coorientador: Anderson Arthur Rabello. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica). Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

GOUVEIA, Cristiane de Paula. Análise de um modelo didático de genética mediado por analogia. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. Coorientadora: Leila Saddi Ortega. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

LEROY, Fernanda Storck. Narrativa Como Metáfora Em Recurso Hipermídia. Orientador: Ivo de Jesus Ramos. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

2017

ALMEIDA, Rangel Benedito Sales de. Analogias e modelos: construções de objetos museais para a divulgação científica. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

MURTA, Gláucia de Sousa. Análise Estrutural de analogias e outras comparações em livros didáticos de Biologia. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. Coorientadora: Fátima de Cássia Gomes Oliveira. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

VICENTE, Eliane Mercês. Apropriações e táticas de estudantes em processo de ensino com gamificação.  Orientador: Ivo de Jesus Ramos. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

ALVARENGA, Gilson Rodrigues de. Análise Estrutural de analogias em livros didáticos de Química. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. Coorientadora: Mariana de Lourdes Almeida Vieira. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

PORTELA, Érica Dinorá. Possibilidades pedagógicas de uma comparação do corpo humano com uma orquestra musical: o que pensam os professores de Biologia. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. Coorientadora: Leila Saddi Ortega. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

2016

LIMA, Suryam Guimarães Lima. Educação Corporativa e Jogos Simuladores: estudo sobre o uso de modelos na formação profissional do executivo. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

MACIEL, Glacia Mara Carneiro. Analogias, imagens e modelos como recursos didáticos no ensino de geometria plana.  Orientador: Ivo de Jesus Ramos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

2015

DIAS, Luhan. Produção e análise das imagens visuais de objetos de aprendizagem em anatomia para o ensino de dança. 2015. 114 f., enc. + 1 DVD. Orientador: Maurício Gino. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4JEDF>. Acesso em: 24 nov. 2015.

CARVALHO, Patrícia Meireles de. Simbologia algébrica: a questão do x sob o olhar de estudantes de um curso Pró-Técnico. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

SA, Natália Luiza de. A metáfora Marcha do Progresso e as concepções de evolução para estudantes da educação profissional e tecnológica. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

AFONSO, Luara Zucolotto. Maquinas de voo de Leonardo da Vinci: analogias biônicas e suas potencialidades no processo criativo. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

FREITAS, Felipe Vieira. Smartscópio: contribuições de um modelo analógico ao microscópio óptico para o ensino de Ciências e Biologia. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

2014

COUTO, Pablo Alves. Um estudo sobre modelos e educação ambiental: contribuições do aquário da bacia do Rio São Francisco, em Belo Horizonte – MG. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. Coorientadora: Ana Maria Senac Figueroa. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

2013

RAFACHO, Sérgio. Analogia e a Didática Fundamental em Sala de Aula de Administração Mediada por Jogos Empresariais. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

LAUTON, João Rodolfo. Analogias nas ciências da saúde: um estudo em livro e com profissionais de fisioterapia. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

NAVES, Erika Schmidt. Analogias e Metáforas em Livros Didáticos de Matemática: contribuições para o ensino de Geometria. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

SANTOS, Eliene Diniz dos. Analogias na educação em saúde: estudo de livro e prática de enfermeiros. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

2012

ALMEIDA, Délcio Julião Emar de. Multiverso: Modelo análogo ao espaço sideral em 3D em meio fluido. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

2011

SILVA, Vanessa Corrêa da. Analogias e Metáforas em Práticas Educativas na Educação Sexual. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

FERREIRA, Emanuelle Berenice Marques. O Pesquisador e a Produção Científica da Pós-Graduação Brasileira: tendências do debate sobre analogias. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

FONSECA, Eliane Geralda da Silva. Implicações da teoria de Vygotsky em processo de construção de aprendizagem significativa: utilização de modelos, analogias e metáforas a partir da mediação simbólica. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

2010

OLIVEIRA, Alexsandro Jesus Ferreira de. Construção e aplicação de modelos analógicos no ensino de ciências: o planetário líquido. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

2009

MORAIS, Welerson Rezende. Imagens tridimensionais virtuais no ensino de ciências: modelos analógicos do olho humano. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

ASSIS, Ricardo Luís de Aguiar. A utilização de Analogias e metáforas como potencializadores do desenvolvimento Cognitivo no ensino de ciências: um estudo de caso com crianças em idade escolar. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

RAMALHO, Flávia Alves. Modelos mentais e representações analógicas de alunos da educação de jovens e adultos – EJA – no ensino de ciências. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

2008

FERRY, Alexandre da Silva. Analogias, Metáforas e Contra-analogias: uma estratégia auxiliar para o ensino de modelos atômicos. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. Coorientadora: Cátia Rodrigues Barbosa. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

LIMA, Niuza Eugênia do Amaral. Metáforas e Interfaces Gráficas: uma contribuição para a aprendizagem significativa da Informática. Orientador: José Wilson Costa. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

2007

RESENDE, Lilian Valim. Concepções metafóricas sobre a gravidez na adolescência. Orientador: Paulo Cezar Santos Ventura. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

2006

AMARAL, Silvia Eugênia do. Analogias e Metáforas no Ensino de Ciências: aplicações na Educação Sexual. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

MARCELOS, Maria de Fátima. Analogias e Metáforas da Árvore da Vida, de Charles Darwin e na Prática Escolar. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

2005

OLIVEIRA, Eliene Freire. Analogias e Metáforas Como Recursos Didáticos Para o Ensino da Matemática. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

PEREIRA, Ana Cristina Carvalho. Linguagem e Cognição: uso de analogias e metáforas no ensino do balé em escolas de Belo Horizonte. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

2004

PAIVA, Rita de Cássia. Gerando Aprendizagem Significativa: a inserção de Analogias em uma Proposta Metodológica para o Ensino de Idiomas. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2004. 81 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

SILVA, Cinthia Maria Gomes e. Uma Proposta de Metodologia Investigativa para o Pensamento e a Linguagem Metafóricos e sua Atividade no Sistema Cerebral. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2004. 186 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

FIGUEROA, Ana Maria Senac. O uso sistemático de analogias: estudo de um modelo de ensino para o conceito de incompatibilidade sanguínea. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2004. 139 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

2003

GINO, Maurício Silva. A expressão e a Recepção do Pensamento Analógico/Metafórico Por Meio da Animação Cinematográfica. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2003. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.

2002

GONÇALVES, Vanilda Maria. Um estudo sobre a presença de analogias e metáforas no processo de ensino e de aprendizagem em uma ambiente de informática da educação infantil. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2002. 115 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.

ARAUJO, Isabel Campos. A utilização de analogias e metáforas no discurso docente: um estudo exploratório sobre os recursos didático-mediadores utilizados em um curso técnico do CEFET-MG. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2002. 138 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.

AMARAL, Fábio José do. Ensino da Trigonometria via Resolução de Problemas Mediado por Dinâmicas de Grupo, Analogias e Recursos Informáticos. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2002. 138 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.

GINO, Andréa Silva. A utilização de analogias no processo de ensino e aprendizagem e sua interferência como instrumento de construção e significação dos conhecimentos e de avaliação da aprendizagem. Orientador: Ronaldo Luiz Nagem. 2002. 143 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.