Produtos educacionais
Última modificação: Quinta-feira, 22 de agosto de 2024
Protótipo Digital do Modelo Analógico de um Circuito Elétrico (PRODMACE)
O PRODMACE é um recurso didático digital que foi desenvolvido na dissertação de mestrado do aluno Daniel Mota Ricardo, sob orientação do Prof. Dr. Alexandre Ferry no Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica. Na dissertação, intitulada “ANALOGIA CIRCUITO ELÉTRICO X CIRCUITO HIDRÁULICO: Potencialidades pedagógicas de um protótipo digital de um modelo analógico para o ensino de conceitos básicos da Eletrodinâmica”, foram propostas etapas para a construção do recurso, análise de aspectos estruturais, semânticos e pragmáticos da analogia que fundamentou a construção desse modelo, bem como as percepções de professores quanto ao seu possível uso em aulas sobre circuitos elétricos.
Para saber mais sobre esse recurso, clique em seu título.

Fonte: Ricardo (2024).
BRICKS BRAILLE QUÍMICO (BBQ)
O BBQ é um recurso didático criado para o ensino não somente da grafia química braille e mas também para o ensino de diversos tópicos de conteúdo da Química que demanda a leitura, interpretação e/ou construção de inscrições químicas, como fórmulas e equações, para estudantes com deficiência visual. Esse recurso foi desenvolvido no contexto da pesquisa de mestrado da Vivian Caroline Farias, orientada pelo Prof. Dr. Alexandre Ferry, no âmbito do Projeto Incluir-Ciência. Trata-se de peças produzidas por meio da impressão 3D, semelhantes a blocos de encaixe do tipo Lego. Cada peça apresenta um símbolo ou sinal gráfico em braille para montagem de diferentes tipos de fórmulas químicas e equações.
Para saber mais sobre esse recurso, clique em seu título.

Fonte: Farias (2023) e Ferry & Farias (2024).
BRICKS BRAILLE MATEMÁTICO (BBM)
O Bricks Braille Matemático (BBM) é um recurso didático acessível e inclusivo desenvolvido no âmbito do Projeto Incluir-Ciência e divulgado por meio da pesquisa de mestrado do Eduardo de Sousa Veloso, orientado pelo Prof. Dr. Alexandre da Silva Ferry. Esse recurso foi inspirado nos brinquedos de encaixe da empresa Lego®, bem como em outro recurso didático inclusivo chamado Bricks Braille Químico, também desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. O BBM é um recurso de baixo custo criado por meio da impressão 3D e que permite a representação tátil de números e símbolos matemáticos na Grafia Braille.
Para saber mais sobre esse recurso, clique em seu título.

Fonte: Arquivo pessoal de Eduardo Veloso (2024)
Balança de Equações – Modelo analógico para acerto de coeficientes de equações químicas
O recurso didático Balança de Equações foi desenvolvido na investigação de pesquisa de mestrado da estudante Luciana Paula de Assis sob a orientação do Prof. Dr. Alexandre da Silva Ferry que resultou na seguinte dissertação: potencialidades e limitações pedagógicas no uso de modelos analógicos para o ensino de estequiometria da educação tecnológica. O recurso foi criado com base em uma analogia de dois pratos, resultando em um modelo analógico para o ensino no contexto da estequiometria química, podendo ser abordado subtópicos como: 1º) balanceamento dos coeficientes de uma equação química, 2º) lei da conservação de massa (Lei de Lavoisier), 3º) reagente em excesso e limitante e 4º) proporções estequiométricas.
Para saber mais sobre esse recurso, clique em seu título.

Fonte: Assis (2020)
Sanduíche estequiométrico – Modelo analógico para estequiometria química
O “sanduíche estequiométrico” é um recurso didático inclusivo desenvolvido com base em modelagem analógica para auxiliar no ensino de estequiometria química, especialmente para estudantes com deficiência visual. Esse recurso consiste em uma analogia que compara a montagem de sanduíches com quantidades específicas de ingredientes às relações estequiométricas entre a quantidade de produtos formados a partir de reagentes em excesso e de um reagente limitante.
O modelo analógico do “sanduíche estequiométrico” é manipulável, possui relevo e texturas, e foi estruturalmente consistente, focando nas relações estequiométricas desejadas. Ele envolve correspondência de alta similaridade semântica e é considerado pragmaticamente adequado para o ensino de estequiometria, apresentando alto potencial para a mediação didática com estudantes com deficiência visual.
Esse recurso didático visa tornar o ensino da estequiometria mais acessível e compreensível, proporcionando uma abordagem inovadora e inclusiva para o aprendizado de conceitos químicos complexos. Ele foi criado e desenvolvido durante a pesquisa de mestrado de Núbia Silva Schmidt, que defendeu no ano de 2020.
Para saber mais sobre esse recurso, clique em seu título.

Fonte: Schmidt (2020)
Prancha grafotátil sobre Destilação simples
A Prancha Grafotátil de Destilação Simples é um recurso didático inclusivo, desenvolvido para ser utilizado por todos os estudantes, independentemente de terem ou não deficiência visual. Esta prancha oferece uma ilustração tátil da montagem experimental de uma destilação simples, com peças manipuláveis que podem ser sobrepostas e encaixadas para melhor compreensão dos componentes do experimento. O objetivo é proporcionar a todos os estudantes, cegos, videntes ou com baixa visão, uma experiência de aprendizado sensorial completa, permitindo a exploração dos principais elementos envolvidos no processo de destilação.

Fonte: Arquivo do Projeto Incluir-Ciência
Prancha grafotátil sobre Fracionamento do Petróleo
A Prancha Grafotátil de Fracionamento do Petróleo é um recurso didático inclusivo, projetado para auxiliar no ensino do processo de fracionamento do petróleo em diferentes derivados. Este recurso foi desenvolvido para ser utilizado por todos os estudantes, independentemente de terem ou não deficiência visual. A prancha apresenta uma ilustração tátil detalhada da torre de destilação fracionada, com peças manipuláveis que representam os diferentes produtos obtidos durante o processo. O objetivo é proporcionar uma experiência de aprendizado sensorial que permita a todos os estudantes, cegos, videntes ou com baixa visão, compreenderem as etapas e os produtos derivados do petróleo.

Fonte: Arquivo do Projeto Incluir-Ciência