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BRICKS BRAILLE QUÍMICO (BBQ)

Última modificação: Terça-feira, 7 de maio de 2024

Descrição

O BBQ é um recurso didático criado para o ensino não somente da grafia química braille e mas também para o ensino de diversos tópicos de conteúdo da Química que demanda a leitura, interpretação e/ou construção de inscrições químicas, como fórmulas e equações, para estudantes com deficiência visual. Esse recurso foi desenvolvido no contexto da pesquisa de mestrado da Vivian Caroline Farias, orientada pelo Prof. Dr. Alexandre Ferry, no âmbito do Projeto Incluir-Ciência. Trata-se de peças produzidas por meio da impressão 3D, semelhantes a blocos de encaixe do tipo Lego. Cada peça apresenta um símbolo ou sinal gráfico em braille para montagem de diferentes tipos de fórmulas químicas e equações.

Tópicos de conteúdo

  • Grafia Química Braille
  • Fórmulas químicas moleculares e estruturais (planas, condensadas e de linhas)
  • Equações químicas: inscrições e balanceamentos
  • Ligações covalentes simples, duplas e triplas
  • Representação de cátions e ânions

Exemplos de objetivos de aprendizagem

Com o Bricks Braille Químico, é possível tornar os estudantes capazes de:

  • representar as composições de substâncias moleculares.
  • montar estruturas químicas de diversas substâncias moleculares orgânicas e inorgânicas.
  • representar alguns cátions e ânions.
  • representar reações químicas montando suas equações.
  • representar os elementos químicos por meio de suas simbologias em braille.
  • ler fórmulas químicas em braille.
  • reconhecer e distinguir os três tipos de ligações covalentes.

Elementos de acessibilidade

O Bricks Braille Químico é um recurso didático que se propõe a ser inclusivo para pessoas cegas, pessoas com baixa visão e pessoas videntes por meio dos seguintes elementos de acessibilidade:

  • Grafia Química Braille
  • Inscrições em relevo para leitura tátil
  • Inscrições em tinta na lateral de cada peça para o reconhecimento por pessoas videntes que não conhecem a Grafia Química Braille
  • Possibilidade de manipulação das peças com uma plataforma de encaixe e fixação das peças
  • Presença de marcadores de posição de leitura em cada peça para auxiliar o reconhecimento e a leitura por pessoas cegas
  • Emprego do “braille negro” em todas as peças para auxiliar a leitura visual de pessoas videntes que não dominam o Sistema Braille
  • Emprego de cores para as peças dos elementos químicos para auxiliar o reconhecimento dos elementos químicos por pessoas videntes que ainda não dominam o Sistema Braille
  • Emprego de cores contrastantes para auxiliar o reconhecimento das peças por pessoas com baixa visão

Como o recurso didático foi produzido

A produção do recurso didático tátil envolveu procedimentos de modelagem, via prototipagem digital, testes de parametrização, impressão e encaixe, além de testes táteis para reconhecimento e leitura das inscrições em braille, análise de aspectos funcionais do recurso, sua portabilidade e procedimentos de uso.

Para saber mais sobre a produção do Bricks Braille Químico, acesse e leia o seguinte artigo:

FERRY, Alexandre; FARIAS, Vivian Caroline. Confecção de um recurso didático para o ensino da grafia química braille a estudantes com deficiência visualRevista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica[S. l.], v. 1, n. 24, p. e14897, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14897. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14897. Acesso em: 7 maio. 2024.

Créditos

Vivian Caroline Farias – mestra egressa do PPGET

Prof. Alexandre da Silva Ferry