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CEFET-MG

Prancha grafotátil sobre Destilação simples

Última modificação: Segunda-feira, 19 de agosto de 2024
Prancha grafotátil sobre Destilação simples. Arquivo do Projeto Incluir-Ciência

Descrição

A Prancha Grafotátil de Destilação Simples é um recurso didático inclusivo, desenvolvido para ser utilizado por todos os estudantes, independentemente de terem ou não deficiência visual. Esta prancha oferece uma ilustração tátil da montagem experimental de uma destilação simples, com peças manipuláveis que podem ser sobrepostas e encaixadas para melhor compreensão dos componentes do experimento. O objetivo é proporcionar a todos os estudantes, cegos, videntes ou com baixa visão, uma experiência de aprendizado sensorial completa, permitindo a exploração dos principais elementos envolvidos no processo de destilação.

Tópicos de Conteúdo

  • Conceito de destilação simples
  • Identificação dos componentes da montagem experimental
  • Função de cada componente no processo de destilação
  • Separação de misturas homogêneas
  • Aplicações práticas da destilação em processos industriais e laboratoriais

Exemplos de Objetivos de Aprendizagem

Com a Prancha Grafotátil de Destilação Simples, os estudantes poderão:

  • reconhecer e nomear os componentes de uma destilação simples.
  • compreender o funcionamento de cada parte do sistema de destilação.
  • interpretar o processo de separação de misturas homogêneas por meio da destilação.
  • manipular os elementos da prancha para simular o processo de destilação.

Elementos de Acessibilidade

Esta prancha foi projetada para ser acessível e útil para todos os estudantes, oferecendo:

  • Inscrições em braille para leitura tátil dos principais componentes, beneficiando estudantes cegos braillistas.
  • Inscrições gráficas na grafia comum, semelhante a inscrições feitas em tinta, em tamanho grande, para leitura por estudantes videntes e estudantes com baixa visão.
  • Peças manipuláveis e de encaixe com variações de forma, contorno e textura a fim de permitir a exploração tátil da montagem por todos os estudantes.
  • Contraste de tons para melhor reconhecimento visual, especialmente útil para pessoas com baixa visão.

Como o recurso didático foi produzido

A prancha grafotátil foi produzida por meio de um processo que envolveu várias etapas, conforme descrito em Ferry (2024). Primeiramente, foram realizados esboços em papel da montagem experimental de destilação simples para identificar as melhores formas de representar as peças de maneira acessível. Em seguida, os desenhos das peças e as inscrições foram planejados utilizando o software Autolaser (versão 3.0.2), que permitiu criar as imagens a serem gravadas a laser nas chapas de MDF.

O desenvolvimento incluiu três placas distintas:

  1. Placa 1: Contém as inscrições de fundo, com os nomes das peças da montagem em braille e na grafia comum.
  2. Placa 2: Apresenta os cortes das silhuetas das peças que se encaixam na prancha, além de inscrições complementares.
  3. Placa 3: Composta pelas peças que representam as vidrarias, que se encaixam nos cortes da segunda placa.

Os cortes e gravações foram realizados em uma máquina que opera por controle numérico computadorizado (CNC) disponível no laboratório maker do CEFET-MG. Após a montagem do protótipo, a prancha foi avaliada por revisores técnicos braillistas, que contribuíram com feedback sobre a qualidade e a acessibilidade do material.

Para saber mais:

FERRY, A. da S. Cultura maker & educação inclusiva: produção e validação de uma prancha grafotátil sobre destilação simples para o ensino de química a estudantes cegos. Cadernos de Estágio[S. l.], v. 5, n. 4, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/35687. Acesso em: 19 ago. 2024.

Créditos:

Criado pelo Prof. Alexandre Ferry no contexto do Projeto Incluir-Ciência