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CEFET-MG

Balança de Equações

Última modificação: Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Modelo analógico para acerto de coeficientes de equações químicas

Descrição

O recurso didático modelo analógico para acerto de coeficientes de equações químicas, balança de equações, foi desenvolvido na investigação de pesquisa de mestrado da estudante Luciana Paula de Assis sob a orientação do Prof. Dr. Alexandre da Silva Ferry que resultou na seguinte dissertação: potencialidades e limitações pedagógicas no uso de modelos analógicos para o ensino de estequiometria da educação tecnológica. O recurso foi criado com base em uma analogia de dois pratos, resultando em um modelo analógico para o ensino no contexto da estequiometria química.

Tópicos de conteúdo

  • Balanceamento dos coeficientes de uma equação química
  • Lei da conservação de massa (Lei de Lavoisier)
  • Reagente em excesso e limitante
  • Proporções estequiométricas

Exemplos de objetivos de aprendizagem

Com o modelo analógico para acerto de coeficientes de equações químicas é possível tornar os estudantes capazes de:

  • Representar a conservação de massa nas reações químicas
  • Representar o balanceamento de coeficientes estequiométricos de equações químicas
  • Representar reagentes em excesso e limitantes em uma reação química
  • Reconhecer e relacionar as proporções estequiométricas em equações químicas

Elementos de acessibilidade

O modelo analógico para acerto de coeficientes de equações químicas é um recurso didático que se propõe os seguintes elementos de acessibilidade:

  • Possibilidade de manipulação dos modelos moleculares que representam as moléculas
  • Possibilidade de manipulação dos pratos da balança para verificar ajuste do balanceamento ou desbalanceamento das equações

Como o recurso didático foi produzido

A produção do modelo analógico didático envolveu procedimentos de criação, desenvolvimento e apropriação de modelos analógicos como recurso de mediação para o ensino de um tópico específico de conteúdo da Química – a Estequiometria – no contexto da Educação Tecnológica.

Para saber mais sobre a produção do modelo analógico para acerto de coeficientes de equações, acesse e leia a seguinte dissertação:

Assis, Luciana Paula de. Potencialidades e Limitações Pedagógicas no Uso de Modelos Analógicos para o Ensino de Estequiometria na Educação Tecnológica. Orientador: Alexandre da Silva Ferry. 2020. 217 f. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica). Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Belo Horizonte. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10467370

Créditos

  • Profa. Luciana Paula de Assis – mestra egressa do PPGET
  • Prof. Alexandre da Silva Ferry – docente PPGET