Balança de Equações
Última modificação: Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Modelo analógico para acerto de coeficientes de equações químicas
Descrição
O recurso didático modelo analógico para acerto de coeficientes de equações químicas, balança de equações, foi desenvolvido na investigação de pesquisa de mestrado da estudante Luciana Paula de Assis sob a orientação do Prof. Dr. Alexandre da Silva Ferry que resultou na seguinte dissertação: potencialidades e limitações pedagógicas no uso de modelos analógicos para o ensino de estequiometria da educação tecnológica. O recurso foi criado com base em uma analogia de dois pratos, resultando em um modelo analógico para o ensino no contexto da estequiometria química.
Tópicos de conteúdo
- Balanceamento dos coeficientes de uma equação química
- Lei da conservação de massa (Lei de Lavoisier)
- Reagente em excesso e limitante
- Proporções estequiométricas
Exemplos de objetivos de aprendizagem
Com o modelo analógico para acerto de coeficientes de equações químicas é possível tornar os estudantes capazes de:
- Representar a conservação de massa nas reações químicas
- Representar o balanceamento de coeficientes estequiométricos de equações químicas
- Representar reagentes em excesso e limitantes em uma reação química
- Reconhecer e relacionar as proporções estequiométricas em equações químicas
Elementos de acessibilidade
O modelo analógico para acerto de coeficientes de equações químicas é um recurso didático que se propõe os seguintes elementos de acessibilidade:
- Possibilidade de manipulação dos modelos moleculares que representam as moléculas
- Possibilidade de manipulação dos pratos da balança para verificar ajuste do balanceamento ou desbalanceamento das equações
Como o recurso didático foi produzido
A produção do modelo analógico didático envolveu procedimentos de criação, desenvolvimento e apropriação de modelos analógicos como recurso de mediação para o ensino de um tópico específico de conteúdo da Química – a Estequiometria – no contexto da Educação Tecnológica.
Para saber mais sobre a produção do modelo analógico para acerto de coeficientes de equações, acesse e leia a seguinte dissertação:
Assis, Luciana Paula de. Potencialidades e Limitações Pedagógicas no Uso de Modelos Analógicos para o Ensino de Estequiometria na Educação Tecnológica. Orientador: Alexandre da Silva Ferry. 2020. 217 f. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica). Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Belo Horizonte. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10467370
Créditos
- Profa. Luciana Paula de Assis – mestra egressa do PPGET
- Prof. Alexandre da Silva Ferry – docente PPGET