MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
GEMATEC
CEFET-MG

Novas publicações do GEMATEC! Avanços significativos nos estudos das analogias

Quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024
Última modificação: Quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

É com grande satisfação que compartilhamos duas publicações recentes que trazem contribuições significativas para o campo de estudos do nosso grupo, focado em analogias, metáforas e modelos na Tecnologia, na Educação e na Ciência.

  1. “As contribuições do uso de uma ferramenta digital no processo de mapeamento estrutural de analogias”
    Publicado na renomada revista ETD – Educação Temática Digital, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investiga o uso do MAPES (Sistema para o Mapeamento Estrutural de Analogias e Modelos) no contexto educacional. Desenvolvido a partir da Teoria do Mapeamento de Estruturas de Gentner, o MAPES proporciona uma abordagem inovadora para a compreensão e construção de analogias. Os autores, Wilbert Viana Barbosa, Alexandre da Silva Ferry e Tiago Rodrigues dos Santos, exploram as percepções e opiniões de professores pesquisadores sobre as potenciais contribuições dessa ferramenta digital para o campo de estudos das analogias. O artigo destaca não apenas a eficácia do MAPES na construção de mapeamentos estruturais, mas também seu impacto positivo no ensino e na pesquisa em analogias.Link para o artigo
  2. “Análisis Estructural de una Analogía para la Enseñanza de la Estequiometría Química: posibilidades y limitaciones”
    Publicado na revista EUREKA, este artigo, de autoria de Alexandre da Silva Ferry e Luciana Paula de Assis, aborda uma análise estrutural de uma analogia utilizada no ensino de Estequiometria Química. Explorando as possibilidades e limitações dessa analogia, os autores oferecem insights valiosos para educadores e pesquisadores interessados no uso de analogias como ferramenta pedagógica. A pesquisa destaca a importância de uma abordagem estrutural para compreender e aprimorar a eficácia das analogias no ensino de disciplinas científicas complexas como a Estequiometria Química.Link para o artigo

Essas publicações representam o compromisso contínuo do GEMATEC em promover o avanço do conhecimento e da prática no campo das analogias, metáforas e modelos. Encorajamos todos os membros a explorarem esses trabalhos e a continuarem contribuindo para o crescimento e a excelência do nosso grupo.

Atenciosamente,

Prof. Alexandre Ferry
Coordenador do GEMATEC
Departamento de Educação do CEFET-MG
Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica